18 de agosto de 2022 | Leitura: 2min
Quanto vale uma organização? É essa a pergunta que, em muitos momentos da vida de uma organização, seus dirigentes se fazem a fim de precificar o negócio no intuito de atrair investidores, venda/compra de cotas entre sócios ou novos entrantes, ou ainda no momento de venda ou fusões com outras empresas.
É sempre ideal que se saiba quanto determinado negócio vale no mercado. É essencial planejar o futuro com essa informação à mão, o que dá clareza para identificar boas oportunidades de agregar valor ao negócio. A esse processo de conhecimento e valoração de negócios dá-se o nome de valuation.
Valuation: Esse termo vem do inglês que, adaptado ao português, significa “avaliação econômico-financeira de empresas”.
Ao trabalhar com as percepções que a empresa possui dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da posição que ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da empresa. Uma empresa pode ser avaliada em diversas ocasiões e por diferentes motivos: para fins contábeis, depois da realização de uma transação ou aquisição, além de processos judiciais, por exemplo, nos quais os bens precisam ser divididos.
O primeiro conceito fundamental que se deve entender sobre o valor de uma empresa é que valuation, antes de qualquer dimensão financeira, é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de quem avalia, de quando avalia e do que é levado em consideração na avaliação.
Durante o processo da valuation
São analisados vários componentes da empresa em questão e estimado o valor monetário dos seus ativos intangíveis, a exemplo da própria marca, do relacionamento com o cliente ou da tecnologia da empresa. Utilizar essa ferramenta de análise de seu negócio tem vários benefícios, tais como:
- identificação das características que o valorizam;
- entendimento sobre os aspectos que o fazem valer menos;
- saber quanto pode ser investido;
- entendimento sobre o crescimento ao longo dos anos;
- negociação, de forma justa, sobre o valor da empresa com o societário.
A técnica valuation é fundamental para qualquer empreendimento analisar o seu valor dentro do mercado de atuação e para ter sucesso a longo prazo.
Isso porque ela reconhece oportunidades que o setor oferece, evitando que o negócio acabe se tornando caro e tendo um risco muito elevado de insucesso. Por isso, podemos considerar o valuation como uma grande ferramenta de ajuda para as organizações, independente de seu tamanho, possam evitar armadilhas perigosas e que comprometem o seu crescimento.
Leia mais conteúdos da 3GEN sobre conteúdo financeiro e mais, clicando aqui!
Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook para saber das nossas novas publicações!