É possível combinar o uso das ferramentas de BSC e OKR (Balanced Scorecard e Objectives and Key Results) na gestão da estratégia de uma empresa, e essa combinação pode ser bastante poderosa.
26 de agosto de 2024 | Leitura: 10min
PRODUZIDO POR: ALINE VÊNERE
Visão geral das ferramentas
BALANCED SCORECARD (BSC):
Ferramenta robusta de gestão estratégica que traduz a visão e estratégia da organização em um mapa com objetivos dispersos em perspectivas, ligados por relações de causa e efeito, e medidos por indicadores, metas e projetos.
OBJECTIVES AND KEY RESULTS (OKR):
Ferramenta ágil de gestão da performance para definir e rastrear objetivos claros e mensuráveis a cada trimestre, usada para alinhar equipes em torno de metas ambiciosas e garantir que todos estejam direcionados para o mesmo resultado.
Combinação das ferramentas BSC e OKR
a) Alinhamento estratégico e execução ágil
Definição da estratégia com BSC: utilize o BSC para traduzir de forma clara a visão e a estratégia de longo prazo da empresa. Defina os objetivos estratégicos principais sob as perspectivas do BSC (ou seja, o mapa estratégico).
Tradução da estratégia para OKRs: a partir dos objetivos estratégicos definidos no BSC, crie OKRs para diferentes equipes e níveis dentro da organização. Esses OKRs devem refletir as prioridades estratégicas de curto prazo, com base nas metas de longo prazo do BSC.
Exemplo: se um dos objetivos estratégicos do BSC é “Melhorar a satisfação do cliente”, um OKR trimestral poderia ser “aumentar a pontuação de NPS (Net Promoter Score) de 75 para 85.”
b) Monitoramento e ajuste
Monitoramento com BSC: use o BSC para monitorar o progresso da empresa em relação aos objetivos de longo prazo e aos KPIs estratégicos. O BSC pode fornecer uma visão macro do desempenho organizacional, tendências e riscos.
Execução dinâmica com OKRs: use OKRs para gerenciar e ajustar o trabalho no curto prazo (sem perder de vista a visão dos resultados de longo prazo). O acompanhamento frequente dos OKRs permite ajustar rapidamente as táticas para garantir que a estratégia de longo prazo esteja sendo executada de maneira eficaz.
Exemplo: se o BSC mostra que a perspectiva financeira está em risco devido a receitas abaixo do esperado, novos OKRs podem ser criados para focar em resultados que impulsionem rapidamente as vendas ou otimizem custo.
c) Comunicação e alinhamento
Transparência e alinhamento: utilize o BSC para comunicar a estratégia de longo prazo para todos os níveis, e os OKRs para comunicar de maneira clara e transparente as prioridades de curto prazo, e como cada equipe contribui para a estratégia geral. Isso garante que todos na organização estejam alinhados e focados em resultados mensuráveis, considerando os níveis e alçadas de atuação.
Feedback e aprendizado contínuo: use as revisões de OKRs para obter feedback e insights que podem ser incorporados ao BSC, ajustando a estratégia conforme necessário.
Exemplo: ações da concorrência podem prejudicar a performance de vendas (que está em um OKR) e impactar nas metas de longo prazo (que está n BSC). É necessário avaliar se esse impacto pode impactar em alguma estratégia de longo prazo, e essa mudança ser rapidamente absorvida no BSC.
6 Benefícios e desafios da combinação BSC e OKR
- O BSC fornece uma estrutura sólida para a estratégia de longo prazo, inclusive agregando conhecimento de inteligência competitiva e gestão de riscos, enquanto OKRs oferecem um foco ágil e direcionado para a execução a curto prazo;
- OKRs permitem ajustes rápidos com base nas mudanças de mercado ou novas informações, alinhando o BSC com a realidade do negócio;
- A clareza sobre como as metas de curto prazo (OKRs) se conectam aos objetivos estratégicos (BSC) pode aumentar o engajamento e a motivação das equipes, inclusive com modelos de reconhecimento e incentivo atreladas à essas metas;
- O uso combinado das ferramentas garante que a execução de curto prazo esteja sempre alinhada com os objetivos estratégicos de longo prazo, promovendo coerência e consistência no alcance da visão de futuro;
- Apesar de ser uma poderosa combinação, é importante evitar a sobreposição das ações de resultados-chaves dos OKRs com os projetos estratégico atrelados ao BSC, bem como o conflito com KPIs da operação que devem ser monitorados constantemente;
- Outro desafio importante é entender se culturalmente a sua empresa permite o uso do OKR na essência da metodologia que pressupõe autonomia das pontas e das esquipes. Caso a gestão seja mais hierarquizada, recomenda-se o uso apenas do BSC como ferramenta de gestão no nível estratégico, e o OKR ser utilizada apenas como ferramenta de desdobramento para os níveis tático e operacionais.
A combinação do BSC e OKRs pode fornecer uma estrutura robusta que equilibra a visão de longo prazo com a agilidade necessária para a execução diária. Essa abordagem permite que as empresas em crescimento mantenham o foco estratégico enquanto permanecem flexíveis e prontas para adaptar-se rapidamente às mudanças no ambiente de negócios.
Se quiser saber mais sobre a implementação das metodologias abordadas na prática, fale conosco.
Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook para saber das nossas novas publicações!