Todos sabemos que as escolas devem ser lugares seguros, onde os alunos podem aprender e crescer. Infelizmente, a violência e a agressão, isolamento e o bullying têm se tornado problemas cada vez mais prevalentes, fazendo com que os alunos se sintam inseguros e deslocados, encarando a escola mais como um tormento do que como a principal ferramenta para seu crescimento depois de uma boa educação e convivência familiar. Confira como as competência socioemocionais podem auxiliar na redução da violência nas escolas.
O senso de pertencimento — a certeza de que o lugar deles, alunos, é na escola — se esvai, e a insegurança torna-se mais um elemento a contribuir para a evasão escolar.
Problema complexo, resposta difícil, mas há caminhos…
Respostas para este complexo problema não são fáceis e não há “bala de prata”, que resolva toda a questão. No entanto, um componente da resposta é, certamente, a prevenção, ou seja, medidas que possam auxiliar que os alunos de hoje se sintam mais seguros na escola, aumentem seu senso de pertencimento, e desenvolvam sua capacidade de coexistência com os colegas por meio da socialização e do senso de comunidade. Nesse sentido, o desenvolvimento socioemocional auxilia nosso sistema de educação a criar um ambiente escolar positivo que promova relacionamentos saudáveis e permita o equilíbrio emocional por parte dos alunos.
Como funciona a aplicação das competências socioemocionais nas escolas:
Os programas de desenvolvimento socioemocional visam municiar os alunos com uma série ferramentas para que possam, eles mesmos, ser os protagonistas no desenvolvimento de suas competências sociais e emocionais, como autoconsciência, autorregularão, empatia, foco, tolerância ao estresse, tolerância à frustração, curiosidade para aprender, pensamento crítico, entre outras. Essas competências são, como mostra a prática, ferramentas bastante eficientes para os alunos gerenciarem suas emoções, se comunicarem de maneira mais eficaz, compreenderem e aceitarem o outro, e criarem relacionamentos mais sólidos com seus colegas, seus pares na comunidade e seus familiares. Ao investir nesses aspectos da educação, as escolas podem criar uma cultura de respeito e compreensão que reduz a probabilidade de incidentes violentos.
Exemplos bem-sucedidos das competências socioemocionais:
Existem muitos exemplos de programas de desenvolvimento socioemocional que foram bem-sucedidos na criação de um ambiente escolar de crescimento e de respeito tanto para alunos quanto para as equipes de educadores no Brasil. Um desses programas é o programa Diálogos Socioemocionais, implementado pela 3GEN (com base na metodologia do Instituto Ayrton Senna) na Secretaria Estadual de Educação do estado do Mato Grosso do Sul entre os anos de 2019 e 2021, e transformado em política pública naquele estado. O programa se concentra no desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos, como empatia, comunicação e solução de problemas. Ao desenvolver essas habilidades, os alunos aprendem a entender e respeitar os sentimentos dos outros, o que gera um resultado efetivo na redução do bullying, da automutilação e outros comportamentos indesejáveis.
O sucesso tem sido tão grande que a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul tem sido procurada desde que o programa foi concluído por secretarias municipais de educação daquele estado para replicarem o programa em escolas municipais. Dezenas de municípios do estado participam ou estão na fila para participar deste programa de multiplicação. Os beneficiados são, obviamente, os alunos e educadores daquele estado (além, claro, das famílias e comunidades).
Outras secretarias estaduais e municipais de educação vêm tomando ações para adotar programas de desenvolvimento socioemocional em suas salas de aula, e a 3GEN vem colaborando com este processo: estados como o Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Alagoas já deram seus primeiros passos, e capitais como Teresina e São Paulo, além de outras cidades de médio e mesmo pequeno porte de nosso país também fazem o mesmo. Estudos internacionais e nacionais mostraram que as escolas que implementaram programas de desenvolvimento socioemocional observam uma diminuição significativa nos comportamentos agressivos, incluindo alterações físicas e bullying.
Ou seja…
Não é difícil concluir: a implementação de programas de desenvolvimento socioemocional nas escolas é bastante útil para promover um ambiente de aprendizado seguro e solidário. Programas como os citados acima fornecem aos alunos as ferramentas e estratégias necessárias para gerenciar suas emoções, resolver conflitos e criar relacionamentos positivos. Ao investir em programas de desenvolvimento socioemocional, as secretarias estaduais e municipais de educação contribuem para que seja criado um futuro melhor para nossos filhos, futuro este livre dos efeitos nocivos da violência escolar.
Desnecessário dizer, ainda, que o aluno que tem controle sobre suas emoções e se relaciona melhor com os colegas, com a comunidade e com sua família tende a ser um adulto mais “bem resolvido”, que efetivamente colabora para o melhoramento geral de nossa sociedade.
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