08 de setembro de 2022 | Leitura: 4min
Neste artigo, dando sequência ao ciclo de “gestão integrada da estratégia”, iremos aprofundar a etapa de definição da missão, visão e valores (identidade corporativa), e entender por que é tão importante defini-los.
Tendo em mãos o contexto estratégico, o cenário escolhido, e o posicionamento, a organização já pode trabalhar na definição da identidade corporativa.
Luiz Gustavo Sedrani – Sócio da 3GEN
O que é a identidade corporativa?
A identidade corporativa é a combinação de três elementos norteadores da organização: missão, visão e valores. Por serem elementos norteadores, é fundamental que a definição da identidade corporativa seja feita de forma cuidadosa e criteriosa. Uma vez que todos os colaboradores deverão considerá-la ao longo de sua jornada da organização, seja na:
- execução dos processos,
- na definição de metas e resultados a serem alcançados,
- na relações interpessoais com outros colaborados, clientes ou partes interessadas, e
- em todas as tomadas de decisões, sejam elas estratégicas ou operacionais.
Missão, visão e valores:
Missão: É a declaração do escopo e do propósito dominante de existência da organização.
Visão: É o macro objetivo a ser alcançado em uma realidade futura possível, dentro do escopo e propósito pré-estabelecidos pela missão, que deverá ser partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da organização.
Valores: É o conjunto de princípios e crenças pelos quais os colaboradores devem se guiar na execução dos processos e nas relações internas, com cliente e outras partes interessadas, na tomada de decisão, etc.
Para facilitar o entendimento de como definir a identidade corporativa na sua organização, vamos tratar cada uma das partes isoladamente, mas entendendo que elas fazem parte de um sistema integrado norteador.
Missão:
A missão, como dito anteriormente, é a declaração do escopo e do propósito dominante de existência da organização, ou de forma simplificada, é a razão de ser. Para descrever a missão, uma das formas é a entender como a organização quer se portar considerando alguns aspectos retratados nas questões a seguir:
Com base nessas respostas, é possível criar uma primeira frase que deve ser lapidada pela alta liderança até que se tenha a declaração final da missão da organização para ser comunicada para todos os colaboradores e para o mercado.
Como exemplo, seguem duas missões relacionadas a organizações de saúde:
Missão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein:
- Oferecer excelência de qualidade no âmbito da saúde, da geração do conhecimento e da responsabilidade social, como forma de evidenciar a contribuição da comunidade judaica à sociedade brasileira – https://www.einstein.br/sobre-einstein/missao-visao-valores
Missão do Hospital São Camilo:
- Cuidar da vida e valorizá-la, contribuindo para a sustentabilidade social, ambiental e econômica em benefício da sociedade – https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/institucional/missao-visao-valores
Visão:
Já a visão deve refletir o grande objetivo que a organização quer alcançar dentro do ciclo estratégico vigente. Ao mesmo tempo que a visão precisa ser desafiadora, aspiracional e inspiradora, ela precisa ser possível. Para descrever a visão, uma das formas é entender como a organização quer estar ao final da estratégia vigente:
Como exemplo, seguem duas visões relacionadas a organizações de saúde:
Visão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein:
- Ser líder e inovadora na assistência médico-hospitalar, referência na gestão do conhecimento e reconhecida pelo comprometimento com a responsabilidade social – https://www.einstein.br/sobre-einstein/missao-visao-valores
Visão do Hospital São Camilo:
- Ser operacionalmente eficiente e praticar a medicina baseada em valor – https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/institucional/missao-visao-valores
Valores:
Os valores, princípios, crenças devem nortear os comportamentos e as decisões dos colaboradores de uma organização. A partir do entendimento da cultura organizacional instalada é possível definir o conjunto de valores existentes. Mas será que a cultura atual está aderente com a missão e a visão de futuro? Para isso, é preciso, a partir de um trabalho de gestão da cultura organizacional, definir qual é a cultura que a organização precisa, e assim, quais são os valores necessários, especificando o que não é tolerado e o que é desejado em termos de comportamentos e decisões para que a visão seja alcançada e a missão seja cumprida.
Como exemplo, seguem dois conjuntos de valores relacionados a organizações de saúde:
Valores da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein:
- Mitzvá, Refuá, Chinuch e Tsedaká, ou seja, Boas Ações, Saúde, Educação e Justiça Social são os preceitos judaicos que motivaram médicos da comunidade judaica a fundar a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein há 60 anos. Somados aos valores organizacionais (Honestidade, Verdade, Integridade, Diligência, Justiça, Altruísmo, Autonomia, Profissionalismo e Trabalho em Equipe.), norteiam as atividades e os colaboradores da Sociedade – https://www.einstein.br/sobre-einstein/missao-visao-valores
Valores do Hospital São Camilo:
- Empatia, espiritualidade, ética, fraternidade, transparência – https://www.hospitalsaocamilosp.org.br/institucional/missao-visao-valores
Agora, com a definição da missão, visão e valores…
Os colaboradores conseguem ter um primeiro nível das condições de contorno da estratégia da organização, com um alvo claro de onde se quer chegar (visão), com que razão de ser (missão), e dentro de quais comportamentos e atitudes desejáveis e não aceitáveis (valores).
Se a sua organização ainda não desenhou a estratégia, ou se há a necessidade de atualizá-la, inclua a definição da identidade corporativa ao longo do processo de formulação. Caso precise tirar alguma dúvida ou ajuda com a estratégia da sua organização, a 3GEN estará disponível para isso!
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