Empresas de médio porte, que estão em um estágio de crescimento e estruturação mais consolidada, enfrentam vários desafios e dúvidas quanto à execução da estratégia. Essas dúvidas surgem principalmente devido à complexidade crescente da operação, à necessidade de coordenação entre áreas e à adaptação às mudanças rápidas no mercado. As principais questões podem ser agrupadas em áreas-chave:
05 de dezembro de 2024 | Leitura: 17min
PRODUZIDO POR: ALINE VÊNERE
1. Formulação da estratégia
Por que é difícil formular uma estratégia?
Muitas empresas de médio porte enfrentam desafios para formular estratégias de longo prazo. Alguns dos principais fatores incluem a dificuldade em pensar no longo prazo em um mercado muito dinâmico e com mudanças aceleradas, diferentes tipos de restrições relacionadas aos recursos humanos, físicos e financeiros, o balanceamento ideal entre pensar a estratégia versus executar a operação, bem como a constante briga entre a necessidade de resultados de curto prazo (caixa) em detrimento a resultados de longo prazo (ações estruturantes), e a demora para perceber os impactos que a empresa sofrerá com os movimentos de mercado (mudanças nas expectativas dos clientes, ações dos concorrentes atuais, chegada de novos participantes, produtos substitutos que reduzirão as vendas, entre outros).
2. Alinhamento entre estratégia e operação
Por que integrar diferentes áreas da empresa para uma execução eficiente?
A integração e o alinhamento entre departamentos, como marketing, vendas, operações e financeiro, são essenciais para uma execução bem-sucedida, mas podem ser desafiadoras devido à fragmentação das operações, falta de visão sistêmica das equipes, até mesmo à dificuldade ou à falta de colaboração.
Por que garantir que todos os colaboradores estejam alinhados à estratégia?
À medida que a empresa cresce, o alinhamento entre a estratégia e o trabalho diário das equipes podem se perder. Empresas de médio porte frequentemente têm dificuldade em comunicar a estratégia de maneira clara (muitas vezes os funcionário não conseguem entender como eles podem colaborar com a estratégia, pois não entendem os objetivos e os desafios de longo prazo, e como sua atividade irá contribuir) e em manter a coesão entre diferentes áreas (porque ainda podem existir falta de “responsabilidade sobre os processos” ou sobreposições de atividades e/ou atribuições).
Por que conectar as metas de curto prazo com os objetivos de longo prazo?
As empresas costumam ter dificuldade em traduzir sua visão de longo prazo em objetivos táticos e metas de curto prazo que sejam claros para todas as equipes, segregando as entregas entre o dia a dia (cadeia de valor) e a transformação (estratégia) e suas devidas contribuições.
Por que monitorar o progresso em direção aos objetivos estratégicos?
Gerenciar a execução estratégica em um ambiente de maior escala exige sistemas de monitoramento e acompanhamento eficazes que combinem análises de contexto externo e performance interna. Muitas empresas enfrentam dificuldades em implementar KPIs e métricas adequadas.
3. Capacitação e envolvimento dos líderes
Por que garantir que os líderes de cada departamento estejam capacitados para executar a estratégia?
Empresas de médio porte frequentemente se preocupam se seus líderes têm as habilidades e o conhecimento necessários para tocar a operação, desdobrar a estratégia e conduzir suas equipes de forma eficaz. A liderança estratégica é crucial para a execução.
Por que envolver os líderes e gestores na execução da estratégia?
Às vezes, líderes de nível intermediário podem estar desconectados da estratégia ou não saber como traduzir isso em ações táticas para suas equipes, o que cria lacunas na execução.
4. Comunicação, transparência e cultura organizacional
Por que garantir que a comunicação da estratégia seja eficiente em todos os níveis da empresa?
A falta de clareza ou falhas de comunicação entre a liderança executiva e as equipes operacionais podem levar a uma execução inconsistente da estratégia.
Por que criar uma cultura de transparência e responsabilidade na execução da estratégia?
Muitas empresas de médio porte enfrentam dificuldades em implementar uma cultura onde a responsabilidade pela execução seja disseminada em todos os níveis hierárquicos, promovendo um senso de propriedade sobre os resultados.
Por que criar uma cultura que suporte a execução estratégica?
A cultura organizacional tem um impacto profundo na execução da estratégia. Empresas de médio porte podem enfrentar resistência à mudança por parte de colaboradores que estão acostumados a operar de certa forma e podem não entender a necessidade de adaptação para novas estratégias.
Por que lidar com a resistência à mudança?
A resistência à mudança é uma barreira comum, seja em decorrência da falta de entendimento ou especialmente quando a estratégia exige novas competências, novas formas de trabalhar ou até mesmo alterar processos já estabelecidos.
5. Recursos, tecnologias e ferramentas
Por que priorizar os recursos adequados para a execução da estratégia?
A alocação de recursos, tanto financeiros quanto humanos, pode ser um desafio para empresas de médio porte, que muitas vezes têm necessidades de múltiplos projetos e precisam escolher as prioridades certas para garantir que a estratégia principal seja executada.
Por que lidar com a limitação de recursos?
Os recursos são sempre limitados em qualquer organização, e muitas vezes a execução da estratégia é comprometida por falta de pessoal, de orçamento ou de infraestrutura adequada para suportar novos projetos. Não assegurar a disponibilidade de investimentos (tempo ou dinheiro) para a execução pode matar o melhor plano estratégico.
Por que utilizar a tecnologia para apoiar a execução da estratégia?
Empresas de médio porte precisam de sistemas eficazes para gerir informações estratégicas, como ERPs, CRMs ou ferramentas de BI, mas podem enfrentar dificuldades na implementação ou no uso adequado dessas tecnologias para apoiar a execução.
Por que adotar ferramentas adequadas para o acompanhamento da execução da estratégia?
A escolha e integração de ferramentas digitais para monitorar KPIs, processos, projetos, movimentos de mercado podem gerar dúvidas sobre qual tecnologia melhor se adapta ao negócio e ao seu estágio de desenvolvimento.
6. Agilidade e inovação
Por que manter a agilidade ao escalar a execução da estratégia?
As empresas precisam ser rápidas o suficiente para adaptar a execução às mudanças no mercado e tomar decisões estratégicas ao longo da sua execução, mas a complexidade crescente e a baixa tolerância aos riscos e ao imponderável podem torná-las mais lentas e menos inovadoras.
Por que incentivar a inovação dentro da estratégia?
Para alcançar os objetivos e as metas estratégicas, por vezes, pode ser necessário fazer diferente ou fazer coisas novas. Para isso, é preciso que a organização esteja apta a inovar constantemente. As empresas de médio porte frequentemente têm dúvidas sobre como balancear a execução de uma estratégia predefinida baseada em pequenos saltos de mudanças com a necessidade de inovar continuamente e, às vezes, de forma mais abrupta.
7. Gestão da execução e riscos
Por que garantir que as métricas usadas sejam eficazes para medir o sucesso da estratégia?
Empresas de médio porte podem enfrentar desafios em definir e acompanhar as métricas certas, ou em medir resultados que vão além de indicadores financeiros imediatos, como o impacto na cultura, inovação ou satisfação do cliente. E não ter as informações corretas aumenta o risco de decisões erradas ou atrasadas
Por que ajustar a estratégia de acordo com as necessidades e de forma ágil?
A dificuldade em adaptar a estratégia em resposta a mudanças no ambiente externo, como novas demandas de mercado, avanços tecnológicos, novos concorrentes ou até novas soluções disponíveis, é uma preocupação recorrente. Isso quer dizer que é necessário entender rapidamente as mudanças e impactos em todos os níveis, e redirecionar todos os times, rotinas e iniciativas para inclusão de estratégias emergentes.
Por que identificar e mitigar riscos na execução da estratégia?
Empresas de médio porte precisam ser capazes de identificar riscos tanto na estratégia definida, quando na sua execução, como dependência de fornecedores, falhas em tecnologia, “não aceite pelo cliente” de um novo modelo de negócio, ou mudanças inesperadas no mercado, e ter planos de contingência para mitigar esses riscos.
Conclusão:
As empresas de médio porte enfrentam desafios complexos na execução da estratégia que envolvem alinhar equipes, garantir clareza e transparência, medir o progresso adequadamente e adaptar-se a um ambiente dinâmico. A combinação de uma comunicação eficiente, a capacitação de líderes e o uso adequado de ferramentas de monitoramento podem ajudar a superar essas dúvidas e melhorar a execução estratégica.
Se quiser uma ajuda sobre como resolver esses problemas na sua empresa, fale conosco.
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