09 de novembro de 2022 | Leitura: 4min
Neste artigo, dando sequência ao ciclo de “gestão integrada da estratégia”, iremos aprofundar a etapa de definição das diretrizes estratégicas.
Tendo em mãos o: contexto estratégico, o cenário escolhido, o posicionamento, o modelo de negócio, e a identidade corporativa, a organização já pode trabalhar na definição das diretrizes estratégicas.
As diretrizes estratégicas dão um norte para a organização. Elas explicitam quais são os caminhos para que a estratégia seja alcançada.
Luiz Gustavo Sedrani – Sócio da 3GEN
Mas como definir as diretrizes da sua organização de saúde agora que já se tem várias análises e discussões a cerca da estratégia?
Um primeiro passo é trabalhar nos fatores internos e externos que foram elencados na matriz SWOT. Para elaboração das diretrizes iniciais são realizadas análises cruzadas das informações obtidas do ambiente interno e externo:
Nesse momento, ao cruzar os pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades, é possivel extrair uma série de diretrizes estratégicas. Sendo que nesse momento, elas ainda serão denominadas de diretrizes iniciais.
Por exemplo: considerando, dentre vários outros, que uma determinada organização tenha identificado os seguintes fatores internos (pontos fortes e fracos) e externos (oportunidades e ameaças):
Esses fatores podem demandar uma ou mais diretrizes estratégicas?
Sim, pois ao analisarmos os mesmos, podemos identificar que há uma oportunidade no mercado. Demanda por serviços de saúde com preços atrativos e que sejam preventivos. Que pode ser aproveitada pela organização utilizando do seu ponto forte (reconhecimento pela atuação na atenção primária).
Porém, para aproveitar essa oportunidade é preciso que ela atue também no ponto fraco (falta de capital para expansão). Se ela conseguir atuar nesses fatores, a consolidação do mercado, que nesse momento é uma ameaça, pode inclusive, no futuro, se tornar uma oportunidade. Para parcerias, joint venture, ou até mesmo uma possível aquisição caso seja de interesse dos donos dessa organização. Uma vez identificada que cabe uma diretriz, agora é preciso formulá-la.
Uma boa diretriz deve ser clara, forte e única.
Clara no sentido de apontar exatamente a prioridade estratégia. É forte pois deve ser robusta e traduzir o anseio da organização e das partes interessadas. E única, uma vez que é insubstituível e atende a uma necessidade específica da organização.
Assim, para os fatores identificados, podemos ter como diretrizes:
- Captação de recursos: Desenvolver e implementar novos modelos de negócios que estejam aderentes às demandas de mercado e aos interesses da organização;
- Novos negócios: Ampliar a captação de recursos para investimentos em novos modelos de negócio;
Ou seja, para essa combinação de fatores advindos da matriz SWOT, temos duas diretrizes iniciais que podem se tornar definitivas dado o posicionamento da organização.
Esta mesma análise que foi feita com apenas alguns dos fatores identificados, se repete para todos os fatores que fazem sentido para a organização. Ao final, a organização terá uma lista com as possíveis diretrizes estratégicas iniciais.
O próximo passo para finalizar a lista de diretrizes
Incluindo novas diretrizes, ou retificando a lista de diretrizes iniciais é fazer um contraponto com a analises feitas no:
- posicionamento estratégico,
- nas definições do modelo de negócio,
- na missão, visão e valores da organização,
- e em tudo o que foi trabalhado até este momento no processo de gestão integrada da estratégia.
Caso uma diretriz inicial vá contra a missão que foi definida para a organização, ela (a diretriz) precisa ser descartada, ou a missão precisa ser alterada. O que não podemos ter é uma diretriz que não atenda aos requisitos da missão da organização. E essa mesma análise vale para os valores. Da mesma forma, caso seja identificado que para atender a um posicionamento de mercado faltem diretrizes, novas diretrizes precisam ser definidas, ou será preciso alterar o posicionamento.
Durante a formulação da estratégia dentro da gestão integrada
Esses momentos de criação da lista de diretrizes iniciais e da lista definitiva de diretrizes vão acontecendo ao longo das discussões e conversas. Conforme as decisões vão sendo tomadas, essa relação entre fatores, posicionamento, missão, visão, valores e modelos de negócio, entre outras análises já acontecem naturalmente. De forma que as listas de diretrizes acabam sendo criadas já com uma grande aderência aos aspectos analisados.
Se a sua organização de saúde ainda não criou uma lista de diretrizes para os próximos anos, comece esse exercício o mais breve possível. As diretrizes ajudarão a definir os grandes rumos do futuro.
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Ao final das respostas, você receberá um relatório com o nível de maturidade da sua organização em relação a gestão integrada da estratégia. Também algumas sugestões de próximos passos para avançar e melhoras a maturidade atual.
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