27 de maio de 2021 | Leitura: 2min
Ciclo da gestão de processos:
Os processos de negócio devem ser gerenciados em um ciclo contínuo garantindo assim sua integridade e capacidade de transformação:
Planejamento e Alinhamento à Estratégia
- Analise as diretrizes e iniciativas estratégicas
- Identifique os gaps em relação à cadeia de valor
- Identifique os processos a serem criados ou otimizados
- Priorize com base em critérios como impacto na estratégia, geração de valor ao negócio, maturidade das unidades impactadas.
- Tenha sempre o patrocínio dos superiores
Entendimento da Situação Atual e Análise
- Definida um objetivo e identifique todos os envolvidos no processo;
- Não foque na modelagem AS-IS, o processo logo será transformado, utilize ferramentas mais rápidas como CANVAS de processos ou SIPOC;
- Foque na identificação da causa raiz problemas e oportunidades de melhorias, utilize de ferramentas da qualidade;
- Tenha atenção especial nas interações interfuncionais e necessidade de acordos de nível de serviço;
- Tenha atenção especial em problemas de tecnologia e estrutura e alinhe as soluções propostas com as áreas envolvidas;
- Valide em nível institucional as soluções de tecnologia e estrutura;
- Identifique soluções de fácil implantação e alinhe com a área alvo para obter ganhos rápidos
Redesenho de processos
- Alinhe com todos os envolvidos as melhorias consideradas no redesenho;
- Modelo o processo TO-BE, identifique novas possibilidades de otimizações focando na redução de retrabalhos e hand-offs;
- Crie/revise os indicadores dos processos;
- Crie e revise POPs apenas para as atividades críticas. Não queremos engessar o processo.
- Detalhe as necessidades de tecnologia, competências e estrutura para implantação do novo processo;
- Alinhe com as áreas evolvidas e estabeleça um plano de implementação, com responsáveis e prazos.
Implantação
- Utilize de ferramentas ágeis como Kanban e acompanhe a execução do plano de implementação por meio de sprints semanais;
- Priorize as ações de acordo com a facilidade de implementação;
- Foque na solução de impedimentos e melhoria do processo de implantação;
- Capacite os envolvidos no novo processo;
- Acompanhe a execução do novo processo e verifique a necessidade de ajustes;
- Atualize a documentação necessária.
Monitoramento
- Acompanhe os indicadores de processos;
- Faça reuniões constantes com as equipes;
- Avalie os indicadores com baixo desempenho;
- Defina ações corretivas e soluções rápidas;
- Não se prenda ao processo e se ele ainda está gerando o valor desejado à organização;
- Priorize os processos para um novo ciclo de melhoria.
- Estabeleça um modelo de governança que integre as áreas de processos, estratégia e projetos.
Leia mais sobre gestão de processos, clicando aqui!
Gostou desse artigo? Nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook para saber das nossas novas publicações!