3GEN

BPO EM GESTÃO DA ESTRATÉGIA

BPO (Business Process Outsourcing)

BPO em Gestão da Estratégia

O que é o BPO em Gestão da Estratégia?

Assim como quase tudo neste mundo, a estratégia é um processo. O BPO normalmente se concentra na terceirização de processos de negócios para aumentar a eficiência operacional e reduzir custos, e sendo assim, também pode ser utilizado em processos de gestão da estratégia, tais como formulação, tradução e governança garantindo o alinhamento metodológico da 3GEN junto aos objetivos de longo prazo da organização.

Quando se aplica o BPO em Gestão da Estratégia?

Essa modalidade de contratação se aplica quando a organização precisa de disponibilidade das competências em gestão da estratégia, com qualidade e consistência técnica, e um custo acessível.

Outro ponto importante é que estratégia tem ciclos bem definidos pela organização (geralmente a cada 4 anos para a formulação, a cada ano para revisão e a cada trimestre para o monitoramento), e com o BPO a organização não precisa manter uma estrutura cara e de alto nível o tempo todo, inclusive nos momentos de baixa demanda desse processo.

Um ponto importante especificamente na gestão da estratégia é que o BPO trará provocações que muitas vezes não são abordadas, mas são extremamente necessárias no contexto organizacional para decisão da alta liderança. Nossa equipe está alinhada às práticas de mercado mais atuais e à tese de gestão da 3GEN.

Como se aplica o BPO em Gestão da Estratégia?

O BPO na Formulação da Estratégia

Pode ser feito nos momentos de revisão do planejamento estratégico e seguindo o calendário de gestão da organização. Nessa etapa, é possível terceirizar as tarefas de mapeamento dos ambientes internos e externos, construção de cenários prospectivos, discussão dos eixos de posicionamento até a construção das diretrizes, revisão e /ou construção da identidade organizacional (missão, proposito, visão e valores), grandes metas corporativas e levantamento das lacunas da arquitetura em termos de processos, competências, infraestrutura tecnológica, física e financeira.

Já na etapa de Tradução da Estratégia

O BPO se concentra nas atividades de traduzir as diretrizes estratégicas em objetivos, indicadores, metas e projetos, utilizando ferramentas como o Balanced Scorecard, OKR e/ou outras metodologias de gestão, respeitando a maturidade e as práticas vigentes ou necessárias na organização.

Nessas atividades, o BPO além de ser o responsável pelas tarefas da etapa seguindo as diretrizes dos responsáveis pelo processo de estratégia na organização, também interage com outras áreas de conhecimento e equipes multidisciplinares, desdobrando o plano estratégico nos níveis tático e operacional, além de apoiar a gestão de pessoas e o endomarketing com informações técnicas para a comunicação da estratégia.

Por fim, o BPO na etapa de Governança da Estratégia

Consiste em executar o processo de análise da performance estratégica, seguindo os ritos para a tomada de decisão da alta liderança. Mais do que executar as atividades, o terceiro é responsável por:

  • Atualizar todas as informações de contexto,
  • Identificar e entender junto aos especialistas as mudanças de cenários e os impactos nos elementos da estratégia,
  • Coordenar junto as equipes as análises pertinentes acerca dos objetivos estratégicos,
  • Apoiar os gerentes de projetos nas análises de suficiência e aderência do portfólio estratégico,
  • Produzir a ata com o registro das informações deliberadas e
  • Encaminhar as decisões para a implementação junto aos responsáveis.

Conheça as 8 Vantagens do BPO em Gestão da Estratégia: ✨ 🏆

Aqui estão algumas das principais vantagens em adotar o BPO em estratégia:

Uma das vantagens mais conhecidas é a redução de custos operacionais. Ao terceirizar processos, as empresas podem economizar em despesas de pessoal, infraestrutura e tecnologia;

Ao terceirizar tarefas secundárias e processos de gestão, as organizações podem se concentrar mais no desenvolvimento do seu negócio principal, dedicando tempo e recursos apenas nos momentos de tomada das decisões estratégicas;

Os BPOs frequentemente possuem conhecimento especializado, com experiencia em diversos segmentos e ferramentas de gestão avançadas. Ao terceirizar, as organizações podem ter acesso a profissionais qualificados, com domínio das práticas e tecnologias de ponta sem precisar investir diretamente e/ou adquirir esses recursos;

Permite uma maior flexibilidade para aumentar ou reduzir a escala de operações de acordo com as necessidades do negócio. Isso é particularmente útil em períodos de demanda sazonal;

Os BPOs são especializados em processos específicos, o que pode resultar em maior eficiência e qualidade na execução dessas atividades;

Terceirizar processos de gestão pode melhorar a experiência do cliente, pois os especialistas em BPO podem se concentrar inteiramente em satisfazer as necessidades dos clientes, e nesse caso específico, a alta liderança e áreas de correlação com a estratégia;

Com a experiência dos BPOs, a implementação ou execução dos processos pode ser rápida e eficiente, reduzindo os riscos associados a erros ou falhas internas. Além disso, todo o risco da contratação está com o terceiro;

Os BPOs geralmente investem em atualizações regulares das ferramentas e metodologias de gestão para manter a eficiência e competitividade, permitindo que as organizações se beneficiem dessas atualizações sem grandes investimentos adicionais.

Entretanto, é importante ressaltar que o sucesso do BPO depende de uma seleção cuidadosa do parceiro e da clareza na definição dos processos a serem terceirizados. Uma integração eficaz entre o BPO e a estratégia da organização é fundamental para colher os benefícios completos dessa prática.

Como podemos ajudar a sua Organização?

Muitas vezes as organizações necessitam de competências que não estão disponíveis imediatamente, ou a demanda por essa competência não requer um recurso em tempo integral, ou até mesmo não tem a cultura de contratar serviços de consultoria pelos mais diferentes motivos. Para esses casos, a 3GEN atua com serviços de BPO nas temáticas de processos, projetos e estratégia, alocando recursos especializados e prontos para atenderem as necessidades da sua organização.

Nossos profissionais são altamente capacitados e atuam de acordo com a tese da nossa empresa, mas seguindo a cultura e as especificidades da sua organização, seja ela privada, pública e do terceiro setor. Nossos recursos dominam práticas de mercado que foram desenvolvidas e testadas pela 3GEN nos mais diferentes contextos, considerando e personalizando as soluções tanto para as grandes organizações como para as pequenas e médias, de forma a maximizar o resultado para o seu contexto.

Adicionalmente, nosso pensamento está sempre orientado para um processo de transformação, onde as competências disponibilizadas pelo BPO da 3GEN tem a preocupação de criar um legado para que a organização fique melhor a cada dia.

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