3GEN

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTADO PARA A EXECUÇÃO

TREINAMENTOS

APRESENTAÇÃO:

Planejamento Estratégico Orientado para a Execução: Em um ambiente de negócios em constante transformação, o Planejamento Estratégico passou a ser mais do que uma prática importante e ganhou o status de pedra angular para a longevidade das organizações. Ao mesmo tempo, o principal desafio não está somente na formulação de uma boa estratégia, mas no complexo processo que envolve a sua execução e uma das principais causas para esta dificuldade está exatamente na desconexão entre a formulação e a execução da estratégia.

Neste programa, os participantes terão contato com uma abordagem única de formulação da estratégia, capaz de integrar o planejamento e a execução em quatro processos chave por meio de uma abordagem analítica, totalmente voltada para a implementação do plano estratégico. O método integra a análise do ambiente de negócios, o posicionamento de mercado, formulação da estratégia e a sua execução com o uso do Balanced Scorecard, propiciando a conexão dos diversos elementos de planejamento e consolidando o conhecimento sobre as mais modernas abordagens disponíveis para a construção e execução da estratégia organizacional.

OBJETIVO:

Capacitar profissionais em todo o processo de construção e dar visibilidade às principais ferramentas de execução do Planejamento Estratégico. A abordagem traz uma visão completa da metodologia 3GEN que integra os quatro processos chave da formulação à execução da estratégia. Dessa forma, os objetivos instrucionais propostos nesse curso visão os seguintes aprendizados:

  • A exploração dos ambientes interno e externo;
  • Construção do posicionamento e da proposta de valor;
  • Formulação e análise de impactos da estratégia;
  • Ferramentas de implementação, monitoramento e avaliação da estratégia.

A QUEM SE DESTINA:

Executivos, gestores e outros profissionais que participem ou irão participar de atividades com foco em formulação e execução da estratégia e que pretendem ampliar seus conhecimentos nos modelos de Planejamento Estratégico e ferramentas para implementação da estratégia.

CONHEÇA OS MÓDULOS:

MÓDULO 1

DO PLANEJAMENTO A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA

Este módulo visa dar uma visão geral ao participante sobre a estratégia e de como navegar com segurança e efetividade da fase de planejamento até a completa execução das estratégias definidas para o período, compreendendo todos os passos necessários para que essa execução seja bem-sucedida.

  • Conceitos gerais sobre estratégia
  • Estratégia em diferentes ambientes (Setor Público, Privado e Organizações da Sociedade Civil)
  • Planejamento estratégico: conceitos e abordagens
  • Os desafios da execução da estratégia
  • Os seis vetores da execução da estratégia e os fatores de sucesso para a execução
  • Uma abordagem integrada – Do planejamento à execução da estratégia (passo a
    passo)
  • O papel da liderança no alcance dos resultados

MÓDULO 2

ANÁLISE DE CONTEXTOS: DIAGNÓSTICO DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS

Este módulo visa capacitar o participante na análise do contexto organizacional considerando diferentes abordagens, construir cenários possíveis de atuação, bem como identificar potenciais estratégias para o negócio.

  • Análise e entendimento do contexto interno a partir de pesquisas e coleta de informações
  • Análise e entendimento do contexto externo a partir de técnicas analíticas (utilização de PESTEL, TFF, PORTER etc.)
  • Construção de cenários prospectivos
  • Construção da análise de contexto a partir de técnicas participativas (Visioning etc.)
  • A análise cruzada das variáveis internas e externas (SWOT)
  • Identificação das estratégias robustas ou respostas estratégicas

MÓDULO 3

POSICIONAMENTO: O CORAÇÃO DA ESTRATÉGIA

Este módulo visa capacitar o participante a entender os eixos norteadores que sustentarão o negócio no longo prazo. O posicionamento define quem são os clientes-alvo, a oferta e o valor entregue aos clientes, e de que forma a organização se comportará perante as exigências e movimentos de mercado.

  • O conceito de posicionamento estratégico
  • Identificação e análise da rede de valor
  • Análise e seleção de segmentos-alvos
  • Construção da proposta de valor ao cliente a partir de técnicas analíticas e participativas (curva de valor, Value Proposition CANVAS, jornada do cliente etc.)
  • Definição do portfólio de produtos e serviços
  • Posicionamento diante da concorrência (relógio estratégico)

MÓDULO 4

DEFININDO DIRETRIZES E TESTANDO A COERÊNCIA DA ESTRATÉGIA

Este módulo visa capacitar o participante em como consolidar todos os elementos discutidos nas etapas anteriores nas diretrizes estratégicas (pilares do planejamento estratégico).

  • Ideologia Central: Missão, Valores e Visão de Futuro
  • A formulação de diretrizes estratégicas
  • Definição dos modelos de negócio (CANVAS de negócio)
  • Análise de impacto das diretrizes estratégicas (alinhamento a estrutura organizacional e necessidade de investimentos)

MÓDULO 5

A TRADUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EXECUÇÃO

Este módulo visa capacitar o participante no entendimento das diferentes metodologias de gestão para o acompanhamento da estratégia, bem como dos seus principais elementos.

  • Os diferentes frameworks recomendados para a tradução e gestão da execução da estratégia (BSC, OKR e ênfase na mesclagem das duas técnicas)
  • Tradução das diretrizes utilizando o BSC (mapa estratégico, indicadores, metas e projetos)
  • Tradução das diretrizes utilizando o OKR (objetivos e resultados-chave)
  • Definição do portfólio de projetos estratégicos

MÓDULO 6

A GOVERNANÇA DA ESTRATÉGIA PARA A EXECUÇÃO ÁGIL

Este módulo visa capacitar o participante em como definir um processo de
execução ágil orientado à resultados, em diferentes níveis.

  • Processo de execução ágil: a estratégia deliberada e a captação de estratégias emergentes
  • Gestão de performance e accountability: o equilíbrio entre as decisões estratégicas e a operação
  • Análise do atual modelo de tomada de decisões estratégicas, papéis e responsabilidades
  • Definição do modelo e estrutura de governança estratégica e desdobramento
  • Preparação da organização para o processo de planejamento estratégico ágil: entendendo e gerenciando as resistências à mudança
  • Construção do plano de implementação

DIFERENCIAIS

  • Um programa único que traz uma visão integrada dos processos de formulação e execução da estratégia, abordando análise de ambientes, posicionamento de mercado e proposta de valor, formulação da estratégia, estudos de impacto e implementação do BSC;
  • Apresentação de casos de sucesso;
  • Exercícios exclusivos de construção do Planejamento Estratégico;
  • Visão completa do processo de formulação e execução da estratégia;
  • Instrutores com ampla experiência na implantação de projetos estratégicos bem-sucedidos de construção e implementação do BSC em organizações do setor privado, público e organizações não-governamentais.

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